Iniciativas

Hoje o Brasil possui cerca de 700 sistemas fotovoltaicos em operação. Empregado mais frequentemente no aquecimento de água, o uso da energia solar ainda é limitado e pouco conhecido no país. Questões de tecnologia, tributação e crédito são barreiras que devem ser superadas. Um país tropical como o Brasil tem uma grande incidência solar o ano inteiro. O ambiente urbano, fortemente adensado por edificações variadas e quase sem oferta de terrenos e áreas baratas, oferece uma área em telhados facilmente adaptável aos sistemas solares.

A Rede vem desenvolvendo junto com empresas do setor de energia e outros parceiros (universidades e ONGs) uma proposta de ampliar significativamente o uso da energia solar no Brasil, com a meta de atingir em 2030 um milhão de sistemas em uso. A iniciativa visa principalmente estimular escolas, edifícios públicos e empresas a adotarem este tipo de energia em micro-sistemas de co-geração (energia solar + energia elétrica fornecida por hidrelétricas).

Parte desta iniciativa dedica-se a elaborar um programa de treinamento e capacitação de mulheres para instalar e fazer manutenção dos equipamentos, incluindo mais mulheres no mercado de trabalho e criando empregos técnicos mais qualificados para elas.

Ações que inspiram

Sol de Norte a Sul (Greenpeace)

A ONG ambiental lançou o webdocumentário “Sol de Norte a Sul”, uma plataforma virtual com fotos, vídeos, textos e infográficos que reúne iniciativas, benefícios e desafios para o crescimeto da energia solar fotovoltaica no Brasil. O propósito é traçar um panorama desse tipo de energia no País e receber indicações de internautas sobre outros pontos de geração de eletricidade até agora não mapeados.

América do Sol

O América do Sol é um projeto do Instituto Ideal, uma ONG catarinense que trabalha na promoção das energias alternativas na América Latina. Suas ações consistem na disseminação de informação, na promoção de discussões que contemplem a energia solar, e no incentivo ao uso de painéis fotovoltaicos integrados aos edifícios, focando em três grandes projetos.

Grameen Shakti

Um exemplo de iniciativa de sucesso é a da Grameen Shakti, entidade privada sem fins lucrativos que já apoiou a instalação de mais de um milhões e meio de sistemas solares em residências e beneficiou cerca de 18 milhões de habitantes de áreas rurais em Bangladesh.

Financiamento
Legislação
Tecnologias