Iniciativas

América do Sol

Transformar a América Latina no continente da energia solar é o principal objetivo do Projeto América do Sol

O América do Sol é um projeto do Instituto Ideal, uma ONG catarinense que trabalha na promoção das energias alternativas na América Latina. Suas ações consistem na disseminação de informação, na promoção de discussões que contemplem a energia solar, e no incentivo ao uso de painéis fotovoltaicos integrados aos edifícios, focando em três grandes projetos:

1. Estádios Solares;

2. Aeroportos Solares;

3. Telhados Solares.

O site América do Sol reúne informações didáticas sobre energia solar fotovoltaica, explicações sobre o funcionamento de sistemas conectados à rede, diferentes tecnologias, vantagens, informações sobre o mercado mundial e sobre projetos desenvolvidos no Brasil.

Além disso, funciona como um guia de conhecimento em portugês sobre a eletricidade solar, disponibilizando um glossário, perguntas freqüentes, estudos para download e links relevantes.

A iniciativa conta com o apoio da Agência de Cooperação Técnica Alemã – GIZ e do Banco de Fomento Alemão – KfW, que atuam em nome do Ministério do Meio Ambiente da Alemanha neste projeto. Além disso, tem o apoio técnico da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), através da equipe do Laboratório de Energia Solar (Labsolar).

Fonte: http://www.americadosol.org/